O município de Maiquinique-BA, foi um dos 20 municípios baianos a ser contemplado com o Projeto Raízes da Cidadania. O lançamento do projeto aconteceu no dia 05/11 no Centro de Convivência do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social. São 05 áreas temáticas trabalhadas pelo projeto: saúde, educação, meio ambiente, assistência social e os direitos da criança e do adolescente. Idealizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia - MPBA, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD, com a proposta de promover e elevar os indicadores sociais dos municípios baianos, especialmente nas localidades com a população mais vulnerável em seus direitos e nos acessos aos serviços públicos. O promotor Dr. Millen Castro falou que o diagnóstico já foi realizado, indicando a vulnerabilidade social dos municípios, e claro, de Maiquinique. Continuando, falou que, uma vez que o projeto já foi apresentado à gestão municipal, secretários e concelhos, é partir para a execução.
Rogério Queiroz, coordenador do centro de apoio em defesa dos direitos humanos do MPBA, falou da importância da segurança alimentar da nutrição em todas as faixas etárias para um bom desempenho escolar e em todas as atividades do cotidiano.
Rocio Garcia, coordenadora do centro de saúde do MPBA, falou que mesmo com o avanço e todo trabalho desenvolvido pelas secretarias municipais, faz-se necessário, muitas medidas para que raízes da Cidadania tenham um resultado positivo. Rocio finalizou dizendo que o Raízes da Cidadania só terá sucesso, se o MP, puder contar com todos os concelhos do município, enfim, com toda a sociedade.
Não há como executar o projeto se todos não estiverem alinhados para isso.